Como resolver exercícios sobre as aplicações das leis de Newton?
- Como resolver problemas de Leis de Newton – Guia prático
- Aprenda a identificar as forças que aparecem no estudo da mecânica (força peso, força normal, força de atrito, força de tração, força elástica, etc)
- Pratique com os 15 exercícios clássicos de aplicação que seguem abaixo.
- Pratique com 40 exercícios nível FUVEST, UNICAMP, UNESP
- Compartilhe com seus amigos no Whatsapp, Facebook, Email. Quem não compartilha dá branco no dia da prova.
- Playlist com aplicações das leis de Newton no Youtube
Exercício resolvido 1:
Uma força horizontal de intensidade F = 10 N é aplicada no bloco A, de 6 kg, o qual está apoiado em um segundo bloco B, de 4 kg. Os blocos deslizam sobre um plano horizontal sem atrito. Determine:
a) a aceleração do conjunto;
b) a intensidade da força que um bloco exerce no outro;
c) a intensidade da força resultante em A e em B
Exercício resolvido 2:
Três blocos A, B e C, de massa mA = 5 kg, mB = 2 kg e mC = 3 kg, estão numa superfície horizontal sem atrito. Aplica-se ao bloco A uma força de 20 N, constante, como indicado na figura.
Determine:
a) a aceleração do conjunto;
b) a intensidade da força que B exerce em C;
c) a intensidade da força que A exerce em B
Exercício resolvido 3:
Dois blocos de massas mA = 5 kg e mB = 3 kg estão numa superfície horizontal sem atrito e ligados por um fio de massa desprezível. A força horizontal F tem intensidade constante igual a 4 N. Determine a tração no fio que liga os corpos
Exercício resolvido 4:
(FEI-SP) Sabendo-se que a tração no fio que une os dois blocos vale 100 N, qual é o valor do módulo da força F? Não há atritos.
Exercício resolvido 5:
(UFRJ) Dois blocos de massa igual a 4 kg e 2 kg, respectivamente, estão presos entre si por um fio inextensível e de massa desprezível. Deseja-se puxar o conjunto por meio de uma força F cujo módulo é igual a 3 N sobre uma mesa horizontal e sem atrito. O fio é fraco e corre o risco de romper-se. Qual é o melhor modo de puxar o conjunto sem que o fio se rompa: pela massa maior ou pela menor? Justifique sua resposta.
Exercício resolvido 6:
No arranjo experimental da figura não há atrito algum e o fio tem massa desprezível, os blocos tem massas mA = 2 kg e mB = 3 kg. Adote g = 10 m/s².
Determine:
a) a aceleração do corpo A;
b) a tração no fio.
Exercício resolvido 7:
Na situação indicada na figura, os fios têm massa desprezível e passam pelas polias sem atrito. Adote g = 10 m/s. Determine:
a) a aceleração do conjunto;
b) a tração no fio que liga A a B;
c) a tração no fio que liga B a C.
Exercício resolvido 8:
Os corpos A e B têm massas mA = 1 kg e mB = 3 kg. O corpo C, pendurado pelo fio, tem massa mC = 1 kg. O fio é inextensível e tem massa desprezível. Adote g = 10 m/s² e suponha que A e B deslizam sem atrito sobre o plano horizontal.
Calcule:
a) a aceleração do corpo C;
b) a intensidade da força que o corpo B exerce em A.
Exercício resolvido 9:
No arranjo experimental da figura os fios e a polia têm massas desprezíveis. O fio é inextensível e passa sem atrito pela polia. Adotando g = 10 m/s2, determine:
a) a aceleração dos corpos;
b) as trações T1 e T2.
Exercício resolvido 10:
(Olimpíada Paulista de Física) Um homem de 70 kg está em cima de uma balança dentro de um elevador. Determine qual é a indicação da balança, nas seguintes situações:
a) O elevador subindo acelerado com aceleração de 3 m/s².
b) O elevador subindo com velocidade constante de 2 m/s.
c) O elevador descendo acelerado com aceleração de 1 m/s².
d) O elevador caindo em queda livre.
Considere a balança graduada em newtons e adote
g = 10 m/s².
Exercício resolvido 11:
(Efoa-MG) No esquema representado na figura abaixo, o bloco C tem massa 0,5 kg e está em repouso sobre o plano inclinado de 37w com a horizontal, preso pelo fio AB. Não há atrito entre o bloco e o plano.
a) Qual é a tração exercida pelo fio?
b) Cortando-se o fio, qual é a aceleração adquirida pelo bloco?
(Dados: g = 10 m/s²;
sen 37º = cos 53º = 0,6;
sen 53º = cos 37º = 0,8)
Exercício resolvido 12:
Determine a aceleração dos corpos na situação esquematizada abaixo. Adote g = 10 m/s². O fio e a polia têm massa desprezível. Não há atrito (dado: sen 30º = 0,5).
Exercício resolvido 13:
(Uerj 2013) Um bloco de madeira encontra-se em equilíbrio sobre um plano inclinado de 45º em relação ao solo. A intensidade da força que o bloco exerce perpendicularmente ao plano inclinado é igual a 2,0 N. Entre o bloco e o plano inclinado, a intensidade da força de atrito, em newtons, é igual a:
a) 0,7
b) 1,0
c) 1,4
d) 2,0
Exercício resolvido 14
(G1 – cftmg 2012) Na figura, estão indicadas as forças atuantes em uma caixa de peso P = 60 N que sobe uma rampa áspera com velocidade constante sob a ação de uma força F = 60 N.
Nessas circunstâncias, o coeficiente de atrito cinético entre a rampa e esse bloco vale
a) 0,1.
b) 0,2.
c) 0,3.
d) 0,5.
Exercício resolvido 15:
Na figura, os fios e as polias são ideais e não há atrito entre o corpo A e o plano horizontal. Os corpos A e B, de massas mA=0,5 kg e mB=2,0 kg, respectivamente, são abandonados do repouso. Determine os módulos das acelerações de A e de B. (Use g=10 m/s²)